4k593p

Pode faltar combustível na Bahia? Entenda o cenário 73e21
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REFINARIA DE MATARIPE

Pode faltar combustível na Bahia? Entenda o cenário 1w2j2r

Acelen encontra problemas na produção e Sindicombustíveis se pronuncia 1s6m1j

Por Da Redação

23/04/2024 - 13:05 h
Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor
Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor -

A possibilidade de falta de combustível na Bahia após as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP na Refinaria de Mataripe entrarem em "manutenção não-programada", conforme ite a Acelen, responsável pela operação, causa apreensão nos baianos, que já temem pela falta de combustíveis.

Ao A TARDE, a Acelen ite que o problema nas unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP "reduziu a capacidade produtiva da refinaria”.

Em contraponto, o Sindicombustíveis Bahia emitiu uma nota oficial nesta terça-feira, 23, negando a possibilidade de um desabastecimento de combustíveis e gás de cozinha no estado.

"O Sindicombustíveis Bahia informa que em contato com os postos de combustíveis e com as distribuidoras de combustíveis que atuam no mercado baiano, não identificou a falta ou restrição nos fornecimentos de gasolina e diesel", diz trecho da nota.

Reabastecimento de gasolina no posto Mataripe localizado próximo à Rodoviaria de Salvador
Reabastecimento de gasolina no posto Mataripe localizado próximo à Rodoviaria de Salvador | Foto: Denisse Salazar | Ag. A TARDE

Conforme queixa encaminhada ao Sindipetro-BA, as unidades da Refinaria de Mataripe estão paradas ou apresentando problemas operacionais que teriam sido provocados pelas fortes chuvas na região e por isso, os combustíveis podem acabar faltando no estado.

Leia Mais:

>> Bahia pode ficar sem combustível por causa da Acelen, aponta denúncia

A denúncia à categoria também detalhou que com a tentativa de retomar a operação, um compressor da Unidade-39 (U-39) apresentou problemas, “impossibilitando o retorno do craqueamento do petróleo (um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores)”.

Já o Sindicombustíveis rechaçou a possibilidade, afirmando que "não há necessidade de falar em desabastecimento".

A justificativa do Sindicombustíveis é que o mercado do Brasil é de responsabilidade da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, entre as suas atribuições, está a regulação dos estoques de combustíveis em diversas regiões do país, com total controle para eventual contingenciamento de estoque.

Além disso, esclareceu que o abastecimento de combustíveis não acontece única e exclusivamente através das refinarias e petroquímicas, e que, numa eventual necessidade, existe a possibilidade de importação desses produtos.

Refinaria de Mataripe, na Bahia, é istrada pela Acelen
Refinaria de Mataripe, na Bahia, é istrada pela Acelen | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Ao A TARDE, o diretor do Sindicombustíveis, Marcelo Travassos, afirmou que a Acelen atua sob compromissos contratuais que a obriga a não chegar a um desabastecimento total. “Qualquer empresa que trabalhe no fornecimento de derivados do petróleo tem compromissos contratuais, assim é uma refinaria. Elas têm diversas opções de fornecimento de produtos. Nesse caso de manutenção programada, que toda refinaria tem, ela pode e deve providenciar no mercado internacional a oferta de produtos para atender a demanda. Temos combustíveis que não são produzidos no Brasil, temos importados também”, explicou.

No domingo, a Acelen afirmou que seu CIM-Centro de Manutenção Integrada, por meio de IA, já responde a ocorrência “de maneira ágil e assertiva, pois permitiu diagnósticos mais precisos e seguros para atuação das equipes de manutenção, que preveem normalização da operação em nove dias”.

O A TARDE entrou em contato com a Acelen, que preferiu não responder sobre as medidas para evitar o desabastecimento de combustíveis na Bahia. Além disso, também não detalhou se os problemas nas unidades de produção foram resolvidos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 634z3g

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 294vs

Abastecimento Bahia combustíveis escassez refinaria

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 4y2af

A tarde play
Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor
Play

VÍDEO: Jovem é apreendido por bater em namorada com pauladas na Bahia 5k1e4j

Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

Gasolina pode faltar nos postos e impactar bolso do consumidor
Play

Guerra entre PCC e CV no sul da Bahia provoca mortes

x