4k593p

Conheça primeira estudante tetraplégica a concluir curso na UFRB 2d2y2q
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Conheça primeira estudante tetraplégica a concluir curso na UFRB 43y23

Raimunda Batista colou grau no curso de Serviço Social 563150

Por Redação Portal MASSA!

15/11/2024 - 9:30 h | Atualizada em 15/11/2024 - 9:53
Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues
Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues -

Ao deixar a cidade de Amélia Rodrigues, em 2018, para cursar Serviço Social em Cachoeira, Raimunda Batista enfrentou incertezas e precisou se reinventar para lidar com inúmeros desafios. Com muita coragem e determinação, ela se tornou a primeira estudante tetraplégica a se formar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A cerimônia de colação de grau foi realizada em 25 de setembro deste ano, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB).

Leia Mais: 6pu2f

>> Entenda como redução de vagas no curso de Medicina da UFBA afetará cotistas

>> Estudantes da UFBA protestam e pedem mais segurança no Canela

Raimunda conta que a decisão de voltar a estudar, após o acidente que a deixou tetraplégica, surgiu a partir de uma conversa com uma amiga de infância. “Eu relatei que não aguentava mais ficar sem fazer nada, ainda mais que minha vida era bem movimentada e de repente tudo mudou completamente. Fiz o ENEM e fui contemplada; sou cria de cota para pessoa com deficiência”. Ela escolheu a UFRB, destacando que “um dos motivos foi por ser uma universidade renomada que nasceu a partir de lutas sociais históricas”. A escolha pelo curso de Serviço Social, inicialmente por conveniência, logo se transformou em identificação e paixão pela área.

Morando sozinha em uma cidade diferente, Raimunda diz que contou com a ajuda de colegas na adaptação à Cachoeira e à UFRB. Os primeiros anos foram mais desafiadores, com a falta de ibilidade arquitetônica, metodológica e pedagógica. No entanto, essas dificuldades e nem mesmo a pandemia da Covid-19 a fizeram desistir do curso. Ela recalculou a rota e voltou para Amélia Rodrigues, continuando a assistir às aulas on-line.

Com a volta das aulas presenciais, Raimunda começou a viajar 50 quilômetros entre Amélia Rodrigues e Cachoeira, duas ou três vezes por semana. Para isso, contou com o transporte fornecido pela UFRB, além de uma profissional de enfermagem para auxiliá-la e de outras ações do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI). “Tive apoio de estudante apoiador, professora tutora, enfermeira, Kit PCD, transporte, mas nada disso foi fácil para que eu pudesse ter o tive que lutar muito para conseguir”, relembra.

Nos seis anos que ou na UFRB, Raimunda guarda carinho pelos colegas e por alguns professores que a apoiaram, como aqueles que a ajudavam a ir ao pátio durante os intervalos das aulas. “Eles tiveram empatia. Também conheci um cara muito gente boa que virou meu irmão, Felipe Gomes. Enfim, minha turma de 2018 foi a melhor, e sou grata a todos que conheci, especialmente no final do curso”.

Primeira entre os nove irmãos a se formar em um curso superior, Raimunda compartilha que, graças à sua experiência, dois de seus irmãos e uma cunhada já voltaram a estudar. Ela acredita que sua história também pode ser inspiradora para outras pessoas com deficiência. “Esse é o nosso lugar, independente do que vão falar, exigir. A partir do momento que a instituição oferta a vaga, ela precisa estar preparada. Eu faria tudo de novo. Não me arrependo de ter aceitado esse desafio. É um sonho, um mix de muitos sentimentos. O tempo todo pessoas com deficiências precisam provar que são capazes. Quero que tenham muitas Raimundas nesses espaços acadêmicos", declara.

Movida por desafios e se negando a aceitar as limitações impostas pela sociedade, Raimunda já tem planos para o futuro. Ela quer seguir estudando para prestar concurso público e, assim, atuar na área de formação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 634z3g

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 294vs

primeira estudante tetraplégica a concluir curso na UFRB Serviço Social ufrb

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 4y2af

A tarde play
Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025 5e721i

Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

Raimunda é da cidade de Amélia Rodrigues
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

x