4k593p

Arte para todos na Temporada Acelera Boca de Brasa 2s1f19
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUITO

Arte para todos na Temporada Acelera Boca de Brasa 2tv58

Apresentação de Vittor faz parte da iniciativa Temporada Acelera Boca de Brasa 16715o

Por Pedro Hijo

01/12/2024 - 2:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Arte para todos na Temporada Acelera Boca de Brasa
-

O cantor e multiartista baiano Vittor Adél não consegue conter a ansiedade a cada ensaio do show que vai apresentar na próxima sexta-feira, em Salvador. "É como se fosse o meu Coachella", diz fazendo referência ao festival americano que reúne grandes espetáculos que vão de Anitta a Beyoncé.

A apresentação de Vittor faz parte da iniciativa Temporada Acelera Boca de Brasa, uma parceria entre a Fundação Gregório de Mattos e a Associação Conexões Criativas que reúne 15 artistas e grupos oriundos de bairros periféricos de Salvador em apresentações artísticas. O evento gratuito será realizado em 13 espaços de diversos bairros da capital, de 3 a 15 de dezembro.

Para Vittor, o programa é um e para artistas realizarem seus trabalhos de modo mais confortável. "Fazer arte de boa qualidade é caro", diz o soteropolitano nascido no bairro de São Tomé de Paripe.

A iniciativa oferece apoio financeiro e uma série de atividades de capacitação e qualificação de carreiras. As apresentações que vão ser realizadas neste mês são o processo final deste trajeto.

Foi por meio das mentorias que recebeu do diretor artístico Gil Alves e da comunicadora Val Benvindo que Vittor decidiu transformar o show Laranjada Experience em um registro audiovisual. A gravação do material será no dia 13, no Centro Histórico de Salvador.

Para o artista, essa é uma oportunidade de se conectar com o mercado. "Por ser independente, eu ocupava muito da minha mente com a produção”, diz. “Com o e que eu tive do projeto, eu tenho focado mais em delegar tarefas e me preocupar mais com a minha arte".

Novas possibilidades

As mentorias também foram fundamentais para a atriz Déa Rodrigues. As sugestões que recebeu durante a iniciativa transformaram o espetáculo Bandeira 2, que narra histórias que viveu em mais de uma década como taxista em Salvador. "Eu consegui visualizar novas possibilidades", diz a soteropolitana nascida no bairro de Boa Viagem. "O Boca de Brasa me pegou pela mão e me guiou".

Déa começou a trabalhar como motorista em 2012 para conseguir manter os estudos em artes cênicas. Os laços que formou durante esta carreira estão no espetáculo. "Eu conheci cinco paulistas num Carnaval e a nossa relação seguiu ano após ano. Estamos completando uma década de amizade", narra. As histórias mais peculiares do trabalho como taxista inspiram Déa a criar produtos a partir do Bandeira 2. "Por que não uma websérie?", diz.

Se as lembranças de Déa a motivaram a criar uma peça, as recordações da trancista Anelim Silva se transformaram em uma exposição. Nascida no bairro de São Tomé de Paripe, quando criança Anelim costumava trançar o cabelo da avó e, com ela, aprendeu sobre orgulho e beleza. "O trançado é esse amor por nós mesmos", conta a artista.

A vivência com o Boca de Brasa motivou Anelim a buscar registros da infância e a transformar os 10 anos como trancista em uma mostra na Casa do Benin, no Pelourinho. A exposição conta com fotografias e com uma instalação de uma escultura feita com cabelos. "É o coração da mostra", diz ela.

A Temporada Acelera Boca de Brasa ainda conta com a cantora e compositora Andrezza, o Balé Jovem de Salvador, a Cia de Teatro Jáé, o coletivo de comediantes Clube DazMinina, a atriz Dellen Azevedo, a multiartista Isa Akilah, o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca), a poeta e performer NegaFyah, o rapper Odillon, o coletivo de intervenção urbana Pixa Mina, o artista plástico Salutari e o Samba de Roda de Tubarão.

Confira a programação

ANDREZZA – “O TRAUMA SHOW”

Local: Teatro Gamboa (5 de dezembro, 19h) / Espaço Cultural da Barroquinha (7 de dezembro, 20h)

ANELIM SILVA – “TEU CABELO, MEMÓRIA”

Local: Casa do Benin (Abertura no dia 5 de dezembro, 18h30; visitação dos dias 6 a 14 de dezembro)

BALÉ JOVEM DE SALVADOR – “AREIA 3000”

Local: Teatro Gregório de Mattos (3 de dezembro, 20h) / Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º (5 de dezembro, 19h30) / Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras (8 de dez, 16h)

CIA DE TEATRO JÁÉ – “A COISA VAI FICAR PRETA”

Local: Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º (3 e 4 de dezembro, 14h30) / Teatro Gregório de Mattos (10 de dezembro, 14h30)

CLUBE DAZMININA

Local: Teatro Gregório de Mattos (6 de dezembro, 18h30) / Centro Cultural Sesi Casa Branca (11 de dezembro, 20h) / Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras (13 de dezembro, 19h)

DÉA RODRIGUES – “BANDEIRA 2”

Local: Pátio do Espaço Cultural da Barroquinha (3 de dezembro, 18h30) / Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º (5 de dezembro, 18h30) / Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras (7 de dezembro, 10h) / Rua Silvino Pereira – Uruguai (8 de dezembro, 10h) / Centro Cultural Sesi Casa Branca (12 de dezembro, 18h30) / Espaço Cultural Boca de Brasa Céu de Valéria (14 de dezembro, 11h) / Ruas da Barra (15 de dezembro, 9h)

DELLEN AZEVEDO – “DO(R)M DE MÃE”

Local: Teatro Gregório de Mattos (7 de dezembro, 18h30) / Centro Cultural Sesi Casa Branca (12 de dezembro, 19h30) / Espaço Cultural Boca de Brasa Céu de Valéria (14 de dezembro, 10h)

ISA AKILAH – “UM ENSAIO BANAL”

Local: Foyer do Teatro Gregório de Mattos (Abertura no dia 3 de dezembro, 19h30; apresentações nos dias 4 a 8 e 10 a 15 de dezembro, 13h às 19h)

JUVENTUDE ATIVISTA DE CAJAZEIRAS (JACA) – “SARAU DE POESIA DO JACA”

Local: Sede do Jaca (8 de dezembro, 17h) / Teatro Gregório de Mattos (14 de dezembro, 18h30)

NEGAFYAH – “FYAH: DO ÓDIO AO AMOR”

Local: Casa do Benin (5 de dezembro, 18h30) / Livraria do Glauber (14 de dezembro, 17h)

ODILLON

Local: Espaço Cultural da Barroquinha (6 de dezembro, 20h) / Centro Cultural Sesi Casa Branca (12 de dezembro, 20h30)

PIXA MINA – “ORÍ”

Local: Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras (7 de dezembro, 11h) / Centro Cultural Sesi Casa Branca (11 de dezembro, 18h30) / Pátio do Espaço Cultural da Barroquinha (14 de dezembro, 19h30)

SALUTARI

Local: Centro Cultural Sesi Casa Branca (11 de dezembro, 19h) / Espaço Cultural da Barroquinha (14 de dezembro, 20h)

SAMBA DE RODA DE TUBARÃO – “SAMBA DE RODA DE TUBARÃO: 10 ANOS DE CONTINUIDADE”

Local: Praça Professor Raimundo Varella Freire – Praia de Tubarão (7 de dezembro, 10h) / Cine Glauber Rocha (15 de dezembro, 11h)

VITTOR ADÉL – “LARANJADA EXPERIENCE”

Local: Espaço Cultural da Barroquinha (6 de dezembro, 20h) / Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º (13 de dezembro, 18h30)

Compartilhe essa notícia com seus amigos 634z3g

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 4y2af

A tarde play
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia 4cee

Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x