Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUDIVISUAL

Salvador pode ter polo de cinema e formação audiovisual

Projeto de vereador que transformar capital baiana como um polo audiovisual

Por Gabriela Araújo

15/05/2025 - 20:46 h
Sala de cinema
Sala de cinema -

Os pontos turísticos de Salvador, como Pelourinho, podem receber um polo de cinema. A novidade deve ser atrelada a construção de um centro de formação de profissionais na área do audiovisual.

Isso é o que sugere o vereador Orlando Palhinha (União Brasil) ao prefeito Bruno Reis, do mesmo partido. A proposição foi protocolada na Câmara Municipal de Salvador (CMS), no dia 9 deste mês.

A ideia apresentada na proposição é para que o chefe do Executivo municipal também implemente políticas públicas de incentivo à produção cinematográfica na capital baiana, assim como acontece em Recife e São Paulo.

“É imprescindível que o governo local, em parceria com instituições federais e privadas, estabeleça linhas de financiamento e subsídios que possibilitem a produção de filmes, curtas e documentários em Salvador”, diz um trecho do projeto.

Pontos prioritários

Caso a sugestão seja posta em prática, a prefeitura deverá atender os seguintes critérios:

  • promoção de festivais de cinema;
  • realização de eventos anuais, como festivais de curtas-metragens, mostras de cinema baiano e concursos para roteiros;

Justificativa

Um dos pontos que o vereador leva em conta na apresentação do projeto diz respeito a geração de emprego e renda e a revitalização econômica e cultural da cidade.

“Trata-se de um investimento no potencial artístico da região e na promoção da cultura baiana. Com uma infraestrutura adequada, políticas públicas de incentivo, formação de profissionais e promoção de festivais, Salvador pode se consolidar como um importante centro cinematográfico”, diz o documento.

Leia Também:

'Projac' Salvador

O projeto apresentado por Palhinha, no entanto, começou a ser desenvolvido como uma ideia parecida pela gestão durante o comando do secretário Pedro Tourinho, na pasta de Cultura e Turismo (Secult).

A ideia do ex-titular era implementar os Estúdios Salvador, polo audiovisual da cidade, em Parceria Público Privada (PPP).

À época, em entrevista ao Portal A TARDE, O gestor disse que começou, em 2023, a provocar os empresários do segmento de estúdios no Brasil para olhar Salvador com os “olhos de investimento” e de entender aqui como um potencial — e ajudando a enxergar as possibilidades.

“Recebemos uma MIP, que é uma Manifestação de Interesse Privado, para desenvolver esse estúdio em Salvador [...] A partir disso, um projeto é desenvolvido e apresentado para a gente. Nós trabalhamos a modelação. Com esse trabalho apresentado, abrimos um edital para que qualquer empresa participe desse processo para entrar nesse estúdio público privado”, disse.

Desapropriação de terreno

Em dezembro do ano ado, antes de encerrar o primeiro mandato do prefeito Bruno Reis (União Brasil), a gestão municipal chegou a autorizar a desapropriação de dois terrenos localizados no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, para abrigar o espaço.

As áreas, que possuem 10.255,34m² e 26.280,68m², respectivamente, pertencem à antiga fábrica têxtil São Brás, situada na Rua Almeida Brandão, desativada desde 1968 e encontra-se às ruínas.

O local chegou a ser alvo de disputa com o governo da Bahia, que idealizava a construção de um Parque de Ruínas no local, como consta no projeto de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

audiovisual Bruno Reis Polo de Cinema Salvador vereador Orlando Palhinha

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sala de cinema
Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas

Sala de cinema
Play

Em meio à pressão, reajuste do servidores já tem data para ser votado

Sala de cinema
Play

Vereadores esvaziam plenário após pressão dos servidores por reajuste

Sala de cinema
Play

VÍDEO: Alba homenageia Divaldo Franco com minuto de silêncio

x